Jornal ÉME – Catete – 10.03.25- A Conferência Constitutiva Provincial do MPLA, elegeu no sábado (8) Auzílio Jacob, como Primeiro-Secretário do Partido, na mais nova província do Icolo e Bengo, com 622 votos dos 701 previstos, uma proporção de 98,9%.
A realização da Conferência Constitutiva, presidida pelo Secretário do Bureau Político para a Informação, Esteves Hilário, que visou entre outros assuntos, adequar as estruturas do MPLA na província do Icolo e Bengo á luz da nova Divisão Político-Administrativa, elegeu ainda 162 membros que compõem o Comité Provincial do Partido naquela circunscrição do território nacional.

Ao intervir no acto, o Primeiro-Secretário do MPLA, da mais nova das 21 províncias do país, manifestou o desejo de liderar um Comité que tenha referências que sejam reconhecidas pelo órgão Central do Partido. “Não queremos ter um Partido pedinte, com incapacidade de realizar, queremos sim um Partido democrático, dinâmico com capacidade de ouvir críticas e de reconhecer o mérito dos outros”, frisou Auzílio Jacob.
O dirigente apelou aos membros dos Comités de Acção do Partido (CAP) a serem pró-activos na sua acção político-partidária, sobretudo nas questões sociais, ajudando a resolver os problemas candentes nas comunidades onde estão inseridas.
Na sessão de abertura do evento, o Secretário do Bureau Político para a Informação, Esteves Hilário, destacou, que a prosperidade da população de Icolo e Bengo, dependerá do empenho do novo Comité Provincial.
“Com a constituição do actual organismo partidário, urge reflectir sobre o tipo de Comité Provincial e a província que se pretende para os próximos anos”, ressaltou Esteves Hilário.

O Secretário do Bureau Político para a Informação, recordou que nas eleições de 2022, o Icolo e Bengo obteve resultados satisfatórios, e a necessidade da manutenção das cifras eleitorais.
Com esta eleição, conclui-se a constituição dos órgãos colegiais e singulares das estruturas do MPLA, a nível da província do Icolo e Bengo, após a eleição na semana passada, dos Primeiros-Secretários municipais, comunais e órgãos de base.
Auzílio Jacob foi nomeado a 17 de Dezembro de 2024, como o primeiro Governador da província de Icolo e Bengo, e que já se encontra em funções.
Esta eleição marca um passo importante na organização política da nova província e define as expectativas para o futuro desenvolvimento da região.
Texto: NBS