Jornal ÉME – Luanda – 28.01.25 – O Ministério da Saúde, anunciou, nesta terça-feira (28) em Luanda, que foram registados nas últimas 24 horas, mais 72 novos casos de cólera, elevando para 1.153 o total de contágio da doença, em seis províncias do País.
Sem registo de nenhuma morte, a maioria dos casos foram registados na província de Luanda, com o epicentro a manter-se em Cacuaco, que sinalizou 28 infecções, enquanto que nos municípios das Ingombotas foram notificados (4), tal como em Viana (3), Mulenvos (2), Cazenga (2), Kilamba Kiaxi (1) e Maianga (1).
A província do Bengo também continua a reportar novos casos, nos municípios do Dande (11), Panguila (11) e Quibaxi (1). Na província do lcolo e Bengo foram registados sete, todos no Sequele, e na província do Huambo, no município do Kachiungo, foi sinalizada uma infecção.
Desde o início do surto foi reportado um total cumulativo de 1.153 casos, sendo 789 na província de Luanda, 208 na província do lcolo e Bengo, 147 no Bengo, três na província de Malanje, quatro no Huambo e dois na Huíla.
Ocorreram um total de 45 óbitos, dos quais 32 na província de Luanda, oito no Bengo e cinco na província do lcolo e Bengo. O grupo etário mais afectado é o dos 2 aos 5 anos de idade com 191 casos e seis óbitos, seguido do grupo etário dos 10 aos 14 anos, com 155 casos e três óbitos.
Face a este quadro preocupante, o Ministério da Saúde recomenda à população que adopte medidas de prevenção que minimizem o risco de contaminação e transmissão desta doença diarreica aguda, causada pela ingestão de alimentos ou água contaminada.
Texto: DN