Jornal ÉME – 24.03.22 – Questões políticas relacionadas às eleições gerais em Angola dominaram as audiências (24), na Sede Nacional do MPLA, concedidas separadamente pelo Secretário do Bureau Político do MPLA, Manuel Augusto, aos embaixadores das Repúblicas de Cuba, Esther Armenteros Cárdenas, e do Vietname, Vu Ngoc Minh.

Em declarações à imprensa, no final de cada encontro, os diplomatas disseram que as eleições gerais, que terão lugar no mês de Agosto do corrente ano, expressarão a consolidação da paz, da democracia, e o reforço da cidadania participativa em Angola.

A embaixadora cubana, Esther Cárdenas, acrescentou que na audiência com Manuel Augusto, abordou-se as relações de cooperação de longa data entre Angola e Cuba e, do vínculo fraternal e histórico que sempre existiu entre ambos partidos.

Questionada sobre o posicionamento de Cuba no conflito entre a Ucrânia e a Rússia, Esther Cárdenas apelou uma abordagem equilibrada do conflito através do diálogo, para atender as preocupações de segurança de ambas as partes.

Por sua vez, o embaixador da República Socialista do Vietname em Angola, Vu Ngoc Minh, afirmou que a audiência com o Secretário para as Relações Internacionais do MPLA foi positiva e frutuosa, e serviu para abordar questões de cooperação política, económica e social entre os dois países.

Para o sector económico, Vu Ngoc Minh sublinhou que Angola precisa apostar na agricultura e noutras áreas produtivas, tendo em conta o momento que vive no âmbito da diversificação económica.

“As potencialidades do país são imensas e as mudanças positivas que se observam podem criar grande oportunidade para a cooperação bilateral, entre o Vietname e Angola”, afirmou Vu Ngoc Minh.

Texto: NJ/
Fotos: DDS