Jornal ÉME – Luanda – 11.02.23 – Uma obra literária intitulada “As Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola” foi lançada (10), no município de Talatona, em Luanda, pelo político Higino Lopes Carneiro.

O acto de lançamento foi prestigiado pela Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião e pelos membros do Secretariado do Bureau Político do Partido, que enalteceram a chegada da obra que aborda os principais acontecimentos do processo de luta pela conquista da paz efectiva em Angola.

A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião referiu que o lançamento da obra constitui um contributo para a memória histórica de Angola, e servirá para que as novas gerações conheçam as diferentes etapas que culminaram com o alcance da liberdade e da paz.

Luísa Damião, Vice-Presidente do MPLA (ao centro) ladeada da presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira (a dir.) e o Governador de Luanda, Manuel Homem.

Luísa Damião disse também que “valeu o sacrifício de muitos filhos e filhas de Angola e as novas gerações devem seguir este exemplo.

 Segundo a dirigente, o contributo do General Higino Carneiro é valioso porque retrata as várias batalhas e fases em que Angola passou, mostrando que o povo angolano sempre foi amante da liberdade e da paz.

Por sua vez, o autor indicou que o livro serve para mostrar como foi o processo de luta para o alcance da paz, que foi um sacrifício de todos, dando lugar a paz que hoje todos os angolanos desfrutam, e espera que possa perdurar até as gerações vindouras.

General Higino Carneiro

Higino Carneiro exprimiu o desejo que a obra sirva de exemplo para lembrar o que realmente ocorreu no passado, e seja um elemento catalisador da vontade de querer que Angola trilhe na senda do progresso, desenvolvimento e fortaleça cada vez mais a democracia e a reconciliação nacional. 

A obra com 544 páginas é composta por 11 capítulos, e descreve factos históricos, desde a época colonial, passando pelo processo de luta de libertação nacional até a Independência Nacional.

Factos militares, diplomáticos, de defesa, segurança e guerra, incluindo questões ligadas ao passado e presente, e sobre o processo democrático que se vive hoje no país, constam igualmente da obra literária.

Testemunharam igualmente o evento, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, governantes, deputados, membros do Comité Central do MPLA, parlamentares, familiares, amigos, colegas de trincheiras e distintos convidados.

Texto: DN/EMS – Fotos: DG
Edição: DN