Jornal ÉME – Luanda – 01.06.24 – O Secretário do Bureau Político do MPLA para a Informação, Esteves Hilário, reafirmou, sexta-feira (31), em Luanda, que as estruturas do Partido estão coesas e funcionais, refutando qualquer tipo de inconveniência interna.
“Tudo o resto que se diz aqui fora são meras especulações e é antecipação de assuntos que serão discutidos apenas no Congresso Ordinário de 2026”, revelou o político durante um encontro intitulado “Matabicho com os Jornalistas, Comentaristas e Fazedores de Opinião”.
O MPLA não tem uma crise política, explicou o dirigente, que admitiu existirem desafios de natureza económica decorrentes das reformas macroeconómicas em curso.
De acordo com o dirigente, o Presidente João Lourenço, de forma muito corajosa, tem feito um conjunto de reformas macroeconómicas que levarão o país muito melhor para as futuras gerações.
Questionado sobre um possível terceiro mandato do Presidente João Lourenço, o responsável partidário respondeu ser extemporânea esta discussão, uma vez que não faz parte dos assuntos da Agenda Política do MPLA de 2024, apresentada publicamente em Fevereiro do corrente ano.
“Nós fizemos uma revisão ordinária da Constituição em 2021, quando o MPLA tinha uma maioria qualificada de dois terços e não se tratou desse assunto”, vincou Esteves Hilário, assegurando que o MPLA respeitará a Constituição da República por ser a bússola orientadora da vida nacional.
O porta-voz do MPLA esclareceu também que a revisão constitucional e o Congresso Extraordinário não fazem parte da Agenda Política do Partido para este ano.
O encontro visou estreitar laços com profissionais dos meios de comunicação e fazedores de opinião, em momento descontraído e informal de interação e reflexão sobre os desafios e oportunidades que o país apresenta.
Pretende-se com o primeiro “Matabicho” abrir um canal de comunicação permanente entre o MPLA e os profissionais da área, fortalecendo o debate e a construção de uma sociedade mais informada e engajada.
Além de degustar as iguarias nacionais num restaurante da capital, os participantes apreciaram a boa música do Grupo Obadia e Amigos.
Fizeram parte do Matabicho promovido pelo Departamento de Informação e Propaganda do MPLA, os directores, chefes de Divisão, Assistentes, Analistas e Quadros afectos ao mesmo.
Texto: JG
Fotos: ED