Jornal ÉME – Luanda – 17.08.23 – Sob o lema “Capital humano e financeiro: principais factores para a industrialização sustentável da Região da SADC”, teve início nesta quinta-feira (17) no Hotel Intercontinental, em Luanda, a 43.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A Cimeira de Luanda em que Angola irá assumir por um período de 12 meses, a presidência rotativa da organização regional, conta com as presenças dos Chefes de Estado de Moçambique, Botswana, Malawi, Namíbia, África do Sul, República Democrática do Congo (RDC), Zâmbia e Zimbabwe.

A reunião foi antecedida de uma reunião da Troika, organismo encarregue das questões de paz, defesa e segurança, que analisou a situação de estabilidade política na região, com particular atenção à situação de paz e segurança no leste da República Democrática do Congo (RDC) e em Cabo Delegado, em Moçambique. 

Aconteceram igualmente o encontro preparatório do Conselho de Ministros da SADC que debateu a operacionalização do centro de coordenação de operações para fazer face a calamidades e desastres naturais na região, a paridade do género e a estratégia sobre candidaturas da região para União Africana e para as várias agências do sistema da ONU. 

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é uma organização inter-governamental, criada em 1992, e dedicada à cooperação e integração socioeconómica da região, bem como à cooperação em matérias de política e segurança.  

DN