Jornal ÉME – Luanda – 31.07.23 – Os secretários gerais dos antigos movimentos de libertação das independências nacionais de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe estiveram reunidos nesta segunda-feira (31), em Luanda, para a consolidação das bases de acção e de sustentação de cada partido.
Ao proferir a mensagem de boas-vindas, o Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, disse que a realização do encontro coloca aos partidos políticos o desafio do reencontro à memória colectiva, a história dos países e povos dos movimentos de libertação nacional para a independência dos Estados dos PALOP.
Segundo o dirigente, o evento visa relançar o processo de realização regular de encontros de concertação política ao nível bilateral e multilateral, tendo em conta os complexos desafios da conjuntura mundial, que exigem dos partidos uma actuação cada vez mais eficaz e de melhor concertação.
Paulo Pombolo adiantou que a reunião abordou temáticas relacionadas ao desenvolvimento da ordem organizativa e da vida interna dos partidos, desafios políticos transversais às geografias e a cooperação e relações internacionais.
Ao saudar os convidados, felicitou a delegação do PAIGC pela vitória nas eleições legislativas com a maioria absoluta, realizadas no dia 4 de Junho do corrente ano.
O evento decorreu sob o lema “Unidos pela História e na Luta por um Futuro Melhor” e foi testemunhado pelos membros do Secretariado do Bureau Político, Conselho de Honra do MPLA, deputados à Assembleia Nacional, embaixadores, e demais convidados.
Texto: DN
Fotos: DG