Jornal ÉME – Namíbia – 22.11.23 – O Secretário do Bureau Político do MPLA para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Pedro Neto, apelou, recentemente, aos militantes do Partido residentes na República da Namíbia a serem mais exemplares, disciplinados e vigilantes na defesa dos ideais do MPLA.

Pedro Neto falava no final da sua jornada de trabalho realizada de 14 a 18 de Novembro, com as comunidades angolanas que se encontram nas regiões do norte daquele país, no âmbito das visitas que a estrutura central do MPLA efectua ao estrangeiro.

O dirigente que interagiu com os angolanos residentes naquela circunscrição territorial do país exortou, de igual modo, os militantes a criarem e manterem um clima político favorável que “nos conduza a obter bons resultados nas eleições de 2027”.

As visitas tiveram início na cidade de Oshakati, região de Oshana, e estenderam-se até Rundu, norte da República da Namíbia, com o objectivo de aferir o nível de organização e funcionamento dos Comités do Partido na Diáspora.

Para o cumprimento da sua agenda de trabalho, Pedro Neto manteve encontros de cortesia com o Cônsul Geral de Angola no Oshakati, André Ventura, o Coordenador Regional da SWAPO em Oshana, Nerver Hita, com o qual partilhou momentos que reforçam as relações bilaterais e os laços de irmandade entre os dois povos.

O programa de actividades do membro do Bureau Político ficou ainda preenchido com o encontro da direção do Comité do MPLA no Rundu, coordenado pelo primeiro-secretário interino, Manuel Gomes, que apresentou, em nome dos militantes, um memorando sobre o ponto de situação da vida política, económica e social da comunidade.

Pedro Neto, ladeado pelo director do Departamento para Organização e Inserção na Sociedade, Amaro Nguengo, e o Cônsul Geral de Angola no Rundu, destacou as principais tarefas, formas de trabalho e relações que os militantes devem ter com as autoridades locais.

Abordou também aspectos ligados à situação das comunidades angolanas residentes nas regiões de Kavango East, Kavango West, Zambezi e Otjozondjupa (República da Namíbia), entre outros assuntos.

O dirigente transmitiu, na ocasião, orientações do Partido e do seu Líder, João Lourenço, de modo a serem redobrados os esforços que visem o fortalecimento e crescimento das estruturas do MPLA nessas regiões, na base da união, vigilância e do amor à Pátria.

Os militantes do MPLA residentes nestas regiões louvaram a iniciativa da direção do Partido em brindar-lhes com estas visitas, que acreditam ajudarão na interpretação dos seus problemas e dificuldades que passam na Namíbia.

Integraram a delegação do Secretariado do Bureau Político do MPLA à República da Namíbia, o director do Departamento para Organização e Inserção na Sociedade, Amaro Nguengo, o Segundo-secretário do CCP do Cuando Cubango, João Yambo, o Segundo-secretário do CPP do Cunene, Gonçalves Namweya, o Assistente principal do Departamento para Organização e Inserção na Sociedade, Manuel Calunga e o secretário do DAPEES do Cuando Cubango, Manuel Franessa.

Fizeram igualmente parte das actividades quadros séniores dos consulados e dirigentes do Partido das referidas comunidades.

O norte da Namíbia compreende as regiões de Oshana, Ohangwena, Omusati, Oshikoto, Kunene, Kavango East, Kavango West, Zambezi, e Otjozondjupa.

Texto: JG