Jornal ÉME – Luanda – 06.07.23 – A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol vai disputar na fase preliminar da segunda edição do Afrocan a similar da Nigéria, em competição que arranca sábado (08), no Pavilhão Arena do Kilamba, em Luanda.

Com o apuramento das duas nações nomeadamente Nigéria e Côte d’Ivoire, o quadro de selecções que vão desafiar a edição número dois do Afrocan, prova reservada aos atletas que actuam nos campeonatos domésticos, fica completo.

Nigéria integra o Grupo B, juntamente com Angola e Mali, ao passo que a Côte d´Ivoire foi colocada no Grupo A, ao lado do Quénia e Gabão.

Os nigerianos que falharam o apuramento para a fase final da décima nona edição da Copa do Mundo da “bola ao cesto” estarão no máximo das suas forças, ao contrário da Selecção Nacional que se viu privada das suas melhores unidades, por força dos regulamentos da Fiba-Afrique.

Os regulamentos da entidade que rege a modalidade no continente africano, dizem que os atletas que actuam nos respectivos campeonatos domésticos e que foram chamados para o Mundial da Ásia, não podem fazer parte da competição.

A este propósito, Angola está desprovida dos seus melhores executantes, com realce para Childe Dundão, Gerson Gonçalves “Lukeny”, Gerson Domingos e Aboubakar Gakou. 

Marrocos, Tunísia e Rwanda fazem parte do Grupo C, ao passo que a República Democrática do Congo, actual campeã africana em título, Moçambique e Camarões estão inseridos na série D da prova que decorrerá até 16 do mês em curso.

Texto: JG