Jornal ÉME – Luanda – 17.05.2025 – O Presidente de Angola, João Lourenço, e o seu homólogo moçambicano, Daniel Chapo, reuniram-se sexta-feira (16), no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda, com o objectivo de impulsionar e solidificar a cooperação bilateral entre os dois países.

A visita oficial de dois dias de Daniel Chapo a Angola sublinha o compromisso mútuo em aprofundar as relações estratégicas.

A reunião de alto nível entre os chefes de Estado surge após um encontro entre os ministros das Relações Exteriores, Téte António (Angola) e Maria Lucas (Moçambique), onde foram identificadas novas áreas prioritárias para a colaboração.

Os sectores de foco incluem Economia, Comércio, Indústria, Agricultura, Saúde, Cultura, Turismo, Transportes e Logística, Finanças, Recursos Minerais, Tecnologia e Tesouro.

Durante o encontro ministerial, a chefe da diplomacia moçambicana expressou o desejo de intensificar a implementação dos acordos já firmados entre os dois países, e manifestou gratidão pelo apoio essencial de Angola na luta contra o terrorismo em Moçambique.

Téte António, por sua vez, reafirmou a solidariedade do Presidente João Lourenço para com o povo moçambicano, especialmente no contexto da luta contra o terrorismo, e destacou a importância da cooperação entre os dois países no âmbito da União Africana, da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e outras organizações regionais.

A visita de Daniel Chapo a Angola representa um passo significativo no fortalecimento dos laços entre as duas nações, com a finalidade de mi promover o desenvolvimento económico e social mútuo, bem como a estabilidade regional.

Texto: DN