Jornal ÉME – Havana – 10.04.23 – O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, manteve (6), em Havana, um encontro de trabalho com o vice-primeiro ministro de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruz, para o reforço da cooperação entre os dois países.

Durante a reunião foram assinados dois memorandos de entendimento que visam os sectores do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como o da Juventude e Desportos.

Nesta senda, as delegações apontaram os caminhos para a dinamização e materialização dos 6 acordos, convénios e memorandos que já vigoram e para a preparação de outros nos mais variados domínios, com destaque para os sectores das finanças, saúde e justiça.

Foram ainda definidos planos de acção e metas para a atracção de investimento estrangeiro directo nos dois países, perspectivando-se um aprofundamento das relações empresariais sob acompanhamento directo da AIPEX, pela parte angolana, e da PROCUBA, pela parte cubana.

Durante a sua estadia, o ministro Adão de Almeida reuniu-se com as autoridades cubanas, com destaque para o Primeiro-Ministro da República de Cuba, Manuel Marrero Cruz, os ministros das Relações Exteriores e da Economia, Bruno Parrilla e Alejandro Gil, respectivamente.

Fizeram ainda parte da delegação angolana altos funcionários de distintos departamentos ministeriais.

O encontro realizou-se no âmbito da 15ª Sessão da Comissão Intergovernamental de Cooperação Económica e Técnico-Científica, que decorreu nos dias 6 e 7 do mês em curso.

Texto: DN