Jornal ÉME – Luanda – 22.02.23- A décima primeira Reunião do Conselho de Ministros da Zona de Comércio Livre Continental Africana realizada, recentemente, em Gaberone, República do Botsuana, discutiu, entre outros assuntos, a necessidade da intensificação das relações comerciais na região.

Em representação de Angola esteve o Secretário de Estado para o Comércio, Amadeu Leitão Nunes que manteve encontro de trabalho com o ministro tsuanês do Comércio e Indústria, Mmusi Kgafela.

Durante o encontro foi ponto consensual a necessidade da elevação do nível das relações comerciais entre Angola e Botsuana, o comércio livre continental, sobretudo na zona da trajectória da SADC.

As duas delegações identificaram produtos como a carne bovina para a exportação, devendo Angola, em contrapartida, fornecer o milho, realçando o potencial angolano para a produção deste grão, que vai servir para a fabricação de ração animal.

As partes acordaram como roteiro inicial, a constituição das equipas para as missões de prospecção dos mercados, devendo a primeira ter lugar em Angola, num período a ser concertado com a Missão Diplomática de Angola no Botswana e o Ministério da Indústria e do Comércio.

Os participantes abordaram ainda aspectos relacionados ao sector dos diamantes, tendo ficado clara a necessidade de investir-se em processos de beneficiação mineira além da extracção, concretamente, o corte e polimento dos diamantes.

O Secretário de Estado para o Comércio, Amadeu Nunes, enfatizou a orientação do Presidente da República, João Lourenço, sobre a necessidade da intensificação das relações com a região e concordou com a proposta de revisão do Memorando elaborado em 2015.

Considerou também a constituição de equipas de trabalho com o objectivo de analisar e registar áreas de interesse comum nos mais variados sectores de ambas as economias, devendo essa confluência de interesses sectoriais servir como base para o estabelecimento de um novo instrumento jurídico.

Amadeu Leitão Nunes referiu-se aos desafios logísticos enfrentados pelos operadores económicos e alertou para a importância do desenvolvimento de corredores de abastecimento, que podem ser concertados na região, envolvendo os países vizinhos, referindo-se a Faixa de Caprivi como ponto essencial para a facilitação do comércio entre os dois países, envolvendo a Namíbia.

O ministro Mmusi Kgafela do Botswana realçou a necessidade de se rever o Memorando de Entendimento entre os dois países, para se identificar os constrangimentos que levam à sua não aplicação efectiva, sugerindo a apresentação de uma análise detalhada sobre as oportunidades em ambos os mercados.

Na reunião estiveram igualmente presentes a embaixadora de Angola no Botswana, Beatriz Morais e altos funcionários do Ministério da Indústria e Comércio de Angola e Botswana.

Texto: JV