Jornal ÉME – Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, recebeu (25/4), em audiência, no Palácio Presidencial em Luanda, o Chanceler da República Federal da Áustria, Kael Nehamer, com quem passou em revista as relações de amizade e o incremento da cooperação económica entre os dois países.
No final da audiência, o Presidente João Lourenço e o Chanceler Kael Nehamer prestaram declarações à imprensa.
O Presidente João Lourenço disse, na ocasião, que as conversações entre as partes foram frutíferas e que Angola terá muito gosto em receber os empresários austríacos.
O Chefe de Estado angolano anunciou a inauguração dos hospitais municipais de Cacuaco e de Viana, na província de Luanda, e o de Mbanza Congo, na província do Zaire, neste ano, projectos sociais financiados por empresas austríacas.
“Falámos da possibilidade de a Áustria abrir uma linha de financiamento para atender a projectos de infraestruturas públicas em Angola. Portanto, cobrir as necessidades financeiras do grande programa de combate à seca no sul de Angola, como sabemos vai absorver avultados montantes financeiros”, sublinhou o Titular do Poder Executivo.
Para o Chanceler da Áustria, o encontro serviu para manifestar total abertura do seu Governo em cooperar com Angola nos vários domínios da economia, tendo salientado que “os melhores embaixadores para Angola são os empresários austríacos, que podem aqui produzir e constatar que Angola é um país onde vale a pena investir e que tem grande potencial de crescimento económico”.
Kael Nehamer anunciou o apoio do seu país ao projecto de abastecimento de água e de desenvolvimento da agricultura em Angola.
“A Áustria vai apoiar esse projecto de abastecimento de água e que envolve a questão da agricultura. Por isso, temos o ministro da Agricultura na nossa delegação para poder discutir essas questões”, afirmou o Chefe do Executivo austríaco.
Actualmente, Angola exporta para a Áustria derivados de petróleo e existem mais de 20 empresas austríacas a desenvolver negócios com o sector público e privado no país.
Em relação às trocas comerciais, podemos destacar a importação de equipamentos para a barragem hidroeléctrica de Laúca, que atingiram a cifra de 200 milhões de euros, entre os anos 2013 e 2016.
A Áustria é um país da Europa Central de terreno montanhoso, sem acesso ao mar, com mais de nove milhões de habitantes e, na actualidade, é um dos países mais ricos e mais industrializados do mundo, com um PIB (Produto Interno Bruto) nominal de 43 mil, 579 dólares e tem disponibilizado créditos bonificados para atender projectos sociais em países menos desenvolvidos.
Texto: NBS – Edição:LG