Jornal ÉME – Roma – 25.05.23 – O Presidente da República, João Lourenço, encorajou (24), na cidade de Roma, República da Itália, os investidores italianos a apostarem nos sectores da economia, particularmente nos de rochas ornamentais, indústria da madeira, automóvel e farmacêutica.

João Lourenço fez esta afirmação quando falava à imprensa, depois do encontro que manteve com o seu homólogo italiano, Sergio Mattarella, no Palácio do Quirinal, no quadro de uma visita de Estado que efectua naquele país transalpino.

O Chefe de Estado referiu, também, que Angola está interessada em que empresários angolanos operem na Itália, o que poderá reforçar as relações existentes entre a classe.

O Presidente João Lourenço pretende ver uma maior presença italiana em Angola, com realce para os sectores energético, da agricultura e, de alguma forma, na defesa e segurança.

A visita de Estado à República Italiana insere-se no quadro da diplomacia económica com a qual o país vem atraindo mais investimentos externos, onde a Itália se encaixa como prioridade.

Os dois países formalizaram as relações diplomáticas e de cooperação a 4 de Junho de 1976 e no dia 3 Agosto de 1977 assinaram o Acordo de Cooperação Técnica, bem como o Memorando de Intenções através do qual foi criada a Comissão Mista Angola/Itália.

Ambos os Estados assinaram o primeiro instrumento jurídico denominado Acordo relativo aos Transportes Aéreos a 10 de Abril de 1976.

DN