Jornal ÉME – Luanda – 25.06.2025 – A Centralidade do Kilamba conta, desde terça-feira (24), com a sua primeira “Sala Inteligente”, instalada no Liceu 14 de Abril n.º 2003, em Luanda. O espaço foi oficialmente inaugurado pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
O novo ambiente tecnológico visa democratizar o acesso ao ensino digital, possibilitando que estudantes, independentemente da sua localização, usufruam de oportunidades de aprendizagem modernas e inclusivas.
Resultado de uma parceria entre a Fundação Ngana Zenza e a multinacional tecnológica Huawei, a Sala Inteligente está equipada com computadores e um ecrã digital de grandes dimensões, permitindo a interacção simultânea de mais de mil alunos com dois professores , um em modo presencial e outro em formato virtual.
A infraestrutura possibilita a realização de aulas remotas, conferências, debates, exibição de vídeos educativos e outras formas de interação em tempo real entre estudantes e docentes.
Esta inauguração dá continuidade a uma iniciativa lançada em Julho de 2024, que levou à instalação da primeira Sala Inteligente no Liceu n.º 58 M, Welwitschia Mirabilis, na cidade de Moçâmedes, província do Namibe.
O projecto representa não apenas um avanço na modernização do ensino, mas também um esforço concreto para promover a equidade digital no sistema educativo em Angola.
Na ocasião, a Primeira-Dama destacou a importância da tecnologia ao serviço da educação. “ Queremos que isto seja uma fonte tecnológica ao serviço de uma educação para todos.”
A cerimónia contou ainda com a presença da Ministra da Educação, Luísa Grilo, e do Vice-Governador de Luanda, Manuel Gonçalves, reforçando o compromisso do Estado com a transformação digital no ensino público.
Texto: JG

