Jornal ÉME – Moxico – 10.09.24 – Os agricultores da regedoria de Musseringinge, do bairro Ndongue, município de Camanongue, beneficiaram nesta terça-feira (10) de diversos meios de trabalho para estimular a produção interna de alimentos para o autossustento das suas famílias.

Coube a Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, proceder a entrega de enxadas, eletrobombas, enxadas, sementes, fertilizantes, baldes, carros de mão, entre outros, no quadro de uma visita efectuada às lavras organizadas por mulheres e à Cooperativa Agropecuária Tuchilingueno.

Na ocasião, Joana Tomás, lamentou o facto dos produtos serem comercializados a baixo preço pelo processo de transformação dos alimentos, que ao final não compensa o investimento feito pelos agricultores, que a título de exemplo apontou a venda de um saco de mandioca de 150 quilos no valor de 15 mil kwanzas.

“Há necessidade de se melhorar o comércio rural para que o preço pago pela produção de alimentos seja justo. A agricultura familiar tem sido a aposta de muitas pessoas, e na verdade precisamos que esta actividade seja melhor monitorizada para sabermos o quanto estamos a produzir, pois cá no interior temos muita produção” disse Joana Tomás.

Por sua vez, a integrante da Cooperativa Agropecuária Tuchilingueno, Maria de Fátima, informou que o projecto conta com 44 membros e que carece de mais apoios para que a produção de cebola, repolho, tomate, couve, pimento, milho e outros, sejam produzidos com maior celeridade.

OMA APOSTA NO COMBATE AO ANALFABETISMO

No âmbito do programa de combate ao analfabetismo no seio das mulheres e nas comunidades, a Secretária-Geral da OMA inaugurou no município, uma sala de alfabetização da Rede Deolinda Rodrigues, construído pelo Secretariado Executivo Provincial da Organização.

De acordo com a Secretária provincial do Departamento de Desenvolvimento e Promoção da Mulher, Miquelina Carlos, esta Rede de apoio controla ao nível do município 175 alunos, dos quais 95 são mulheres.

Apontou a falta de infraestruturas próprias, subsídios para os alfabetizadores, transportes de apoio às equipas de visita, ajuda e controlo como as principais preocupações.

Após o corte da fita que simbolizava a inauguração da infraestrutura escolar, Joana Tomás, ofertou diversos materiais escolas, para impulsionar a actividade lectiva e incentivar homens e mulheres a frequentar as aulas de alfabetização.

FEIRA DA SAÚDE REFORÇA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

A jornada de trabalho da Secretária-Geral da OMA ao Camanongue ficou marcado com a realização de uma Feira da Saúde, que visou levar a assistência médica e medicamentosa de forma gratuita a mais de três mil cidadãos, entre crianças e adultos residentes na região.

Durante a acção foram realizadas consultas, exames médicas dos serviços de pediatria, medicina geral, testagem do SIDA, pré-natal, planeamento familiar, e administração de vacinas contra poliomielite para crianças menores de 5 anos. Os beneficiários dos serviços de saúde receberam gratuitamente medicamentos, para combater as patologias diagnosticadas no local.

As actividades aconteceram no âmbito do projecto Kudima, virado ao incentivo da prática da agricultura familiar, com realce para as actividades praticadas por mulheres, e que visa melhorar a produção de alimentos para combater a fome e a pobreza.

Texto: DN