Jornal ÉME – Luanda – 13.09.24 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, considerou nesta sexta-feira (13) no Complexo Turístico Futungo II, em Luanda, o saudoso Presidente António Agostinho Neto um líder visionário e patriota incansável que dedicou a sua vida em libertar o País da opressão colonial e construir uma Angola justa e soberana.

Durante o discurso central na abertura das festividades do 102.° aniversário do nascimento do Fundador da Nação e Herói Nacional, Luísa Damião expressou que a vida e a obra de Agostinho Neto reflecte o processo histórico e político angolano, que sinaliza a necessidade de vencer os desafios do tempo.

A dignitária lembrou a árdua, mas nobre missão, de Agostinho Neto de servir o povo e fazer Angola crescer, conforme o seu ensinamento, segundo o qual “O mais Importante É! Resolver os Problemas do Povo”.

Neste sentido, concordou com a ideia expressa anteriormente pelo Presidente João Lourenço, que por ocasião semelhante, há dois anos, referiu que celebrar o Dia do Herói Nacional é celebrar o legado de Agostinho Neto.

A Vice-Presidente do MPLA, depois de sublinhar que os ideais de Agostinho Neto, são transversais, aludiu que interpelam toda uma vida social, cultural, política e comunitária cujo entendimento, será necessário continuar a promover no seio das novas gerações e não só.

 “Para que todos encontrem a oportunidade de contribuir para a sua materialização, buscando, obviamente, o “quinhão” correspondente, que melhor inspire a vida pessoal e profissional”, reflectiu.

A dignitária reafirmou enfaticamente, a “razão de todos os anos celebrarmos o 17 de Setembro, não apenas pelo seu simbolismo para a nossa Nação” disse insistindo, que “precisamos de continuar a reafirmar o compromisso, que passa pela resolução dos problemas que ainda apoquentam a nossa população”.

Exortando a uma conjugação de esforços, a Vice-Presidente, mencionou que é  uma tarefa que impõe a todos atitudes e gestos pragmáticos, que vão de encontro aos anseios e às necessidades prementes das populações, nos diferentes sectores da vida social, onde cada um de nós, é chamado a contribuir.

O acto comemorativo do 17 de Setembro, contou com a presença do Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo.Outro momento significativo foi a presença da viúva do primeiro Presidente de Angola, Maria Eugénia Neto e a alegria das crianças pertencentes a Organização de Pioneiros Agostinho Neto (OPA) que contagiaram o ambiente com a declamação dos poemas do Fundador da Nação.

De iniciativa do Centro de Documentação e Investigação Histórica do Comité Central do MPLA, o acto juntou igualmente no local membros do Secretariado do Bureau Político e do Comité Central do Partido, do Conselho de Honra, militantes da OMA, JMPLA, e convidados.

Marcaram também presença o Segundo Secretário Nacional Interino da JMPLA, Justino Capapinha,  o Director do Centro de Documentação e Investigação Histórica do Comité Central do Partido, Augusto José entre outros membros da direcção e militantes do Partido.

Sob o lema, com os ideais de Neto, construamos uma economia forte e dinâmica 2024, a cerimónia visou entre outros objectivos enaltecer a figura e a obra do Primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto.

Texto: JG /JEME

Fotos: DG/AP