Jornal ÉME – Luanda – 20.01.25 – Os agentes económicos que operam nos mercados do Kifica, Catinton e Quilómetro 30, foram exortados (18/01) em Luanda, a manter limpo os locais de trabalho, para salvaguardar a saúde dos consumidores e despertar os vendedores sobre a importância da higiene nos seus locais de venda.

O apelo foi feito pela Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, no âmbito de uma campanha nacional de mobilização e sensibilização sobre as medidas de prevenção e de combate a cólera, lançada com o propósito de evitar a propagação da doença que atinge as províncias de Icolo e Bengo, Luanda, Bengo e Malanje.

Com microfone nas mãos, Joana Tomás, percorreu as diferentes áreas dos mercados onde alertou para a necessidade do reforço das medidas de segurança, que devem ser adoptadas para travar o contágio da enfermidade e evitar o alastramento para outras províncias do País.

No cumprimento da sua agenda de trabalho, a dirigente constatou as condições de trabalho das vendedeiras, e ouviu as principais preocupações com que passam diariamente, quer no acesso à água potável, lixívia, sabão, luvas, e sacos plásticos para a recolha do lixo.

Por outro lado, os comerciantes reconheceram que a falta de higiene alimentar nos
mercados informais constitui um perigo para a saúde pública, pelo que, garantiram transmitir à sociedade sobre a importância das boas práticas nos locais de venda para a salvaguarda das comunidades.

Para melhores esclarecimentos, foram distribuídos vários panfletos com informações detalhadas de como tratar a água para o consumo, a lavagem das frutas e legumes, e de como tratar um cidadão que apresentam os principais sintomas das doença.

Nas últimas horas, foram notificados no País 41 novos casos de cólera, sendo 21 na província de Luanda, em Cacuaco (12), Belas (4), Ingombotas (2), Viana (2), Rangel (1).

Na província do Bengo foram registados 13, nos municípios do Dande (12) e Panguila (1). Na província do Icolo e Bengo foram sinalizados seis casos, todos no Sequele. Malanje registou mais um caso, elevando para dois no total.

Texto: DN