Jornal ÉME – 23.02.22 – Os principais desafios e sucessos na educação e o papel que a formação em economia pode desempenhar nos partidos políticos, esteve no centro dos debates do seminário sobre Educação Política, realizado (22/02), na cidade de Joanesburgo, África do Sul.

As referidas análises e apreciações estão enquadradas no plano temático de uma acção formativa, promovida pela Unidade de Educação e Treinamento do Congresso Nacional Africano (ANC) e conta com a participação de uma comitiva do MPLA, encabeçada pela secretária-geral adjunta da OMA, camarada Esperança Pires.

O momento serviu para a troca de experiência nas  matérias ligadas à política económica entre as delegações participantes, nomeadamente, MPLA, ANC, FRELIMO e SWAPO.

O empoderamento da mulher, os programas de microcrédito e a educação para a economia familiar mereceram igualmente relevância durante os debates.

VISITAS

As delegações participantes ao evento efectuaram uma visita à histórica cidade de Soweto, embrião da Revolução Sul-africana e região em que viveram políticos históricos como Nelson Mandela, Desmond Tutu e Winnie Mandela, entre outros símbolos do povo da África do Sul.

O local em que estão registados as memórias mais significativas da luta iniciada a 16 de Junho de 1976, motivada pela objecção dos estudantes negros, a introdução do afrikans, como língua primária no sistema de ensino, também fez parte do itinerário.

O programa reservou ainda visita à “Mandela House”, residência em que viveu Nelson Mandela, local em que habitou também o Arcebispo Desmond Tutu, ambos já falecidos e que, venceram o prémio Nobel da Paz.

PortalMPLA/ DN/HT