Jornal ÉME – Icolo e Bengo – 10.05.2025 – O administrador municipal de Calumbo, Miguel Silva de Almeida, promoveu na manhã deste sábado (10), no Centro Cultural do município, um encontro com líderes de diversas associações juvenis , políticas com representação parlamentar, estudantis, religiosas, de taxistas e moto-taxistas, entre outras.

A iniciativa teve como finalidade auscultar as lideranças e recolher as suas contribuições para o desenvolvimento local.

Durante o evento, denominado “Café de Ideias”, Miguel de Almeida não só ouviu atentamente as perspectivas dos jovens, como também apresentou os principais objectivos e as linhas de orientação do Executivo para os cidadãos do município, com um foco especial na juventude da circunscrição.

Em destaque no evento estiveram temas essenciais para a juventude local, como a revitalização do associativismo, a questão da habitação, o desemprego, a importância do registo civil, o combate ao consumo excessivo de drogas e álcool, a sinistralidade rodoviária, estratégias de saúde preventiva e a problemática da delinquência juvenil.

No encerramento do encontro, o administrador municipal enfatizou que a iniciativa surgiu da necessidade de identificar desafios e oportunidades, visando capacitar os jovens a contribuir activamente com ideias e acções para o desenvolvimento do município de Calumbo e da província de Icolo e Bengo.

Miguel de Almeida considerou o evento um espaço oportuno para comunicar aos líderes juvenis as prioridades da acção governativa a nível municipal e explorar as possibilidades de transformá-las em oportunidades para os jovens.

Salientou o potencial do empreendedorismo e da prestação de serviços como vias para os jovens obterem benefícios tanto para si quanto para a comunidade em geral.

O administrador também aconselhou os jovens do município a investirem na educação e na formação profissional, adquirindo habilidades e competências que promovam o empreendedorismo, fomentem o autoemprego e facilitem o acesso aos microcréditos disponibilizados pelo Executivo angolano.

Texto: NJ
Fotos: DG