Jornal ÉME – Luanda – 11.11.2025 – Milhares de cidadãos nacionais e estrangeiros, provenientes das 21 províncias do país e da diáspora, afluíram na manhã desta terça-feira (11) à Praça da República, em Luanda, para participarem no Acto Central das comemorações do Dia da Independência Nacional.

A cerimónia central das festividades, presidida pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, contou com a presença de ilustres figuras nacionais e estrangeiras, designadamente, a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, os presidentes da Assembleia Nacional, dos Tribunais Constitucional, Supremo e de Contas, e outros membros do Executivo.

Também prestigiaram o evento figuras do foro político e diplomático, com destaque para Chefes de Estado e de Governo, nomeadamente, Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal, Netumbo Nandi-Ndaitwah, da Namíbia, Droupadi Murmu, da Índia, José Maria Neves, de Cabo-Verde, e outros que acompanharam a cerimónia.

No início da cerimónia, o Presidente da República, João Lourenço, homenageou o Fundador da Nação, António Agostinho Neto, com a medalha comemorativa dos 50 anos da Independência Nacional, da Classe de Honra, entregue à sua família, representada pela esposa e pelo filho.

Outro momento relevante do evento foi o discurso do Presidente da República, João Lourenço, no qual fez um resgate da história de Angola na conquista da Independência conduzida pelo Fundador da Nação, António Agostinho Neto, da conquista da Paz orientada pelo Presidente José Eduardo dos Santos, e da reconciliação nacional.

Finalmente assistiu-se aos desfiles cívico e militar, que demonstraram a disciplina, a organização e a prontidão das Forças Armadas Angolanas, bem como homenagearam as autoridades e símbolos nacionais, reforçando o patriotismo e o civismo dos cidadãos e, de forma mais ampla, exibindo o poder e a legitimidade do Estado.

Texto: NJ

Fotos:DG