Jornal ÉME – Luanda – 08.06.23 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, apelou, hoje, em Luanda, aos militantes a adopção de novos métodos e técnicas de trabalho, para aumentar os níveis de mobilização no seio das populações.
Luísa Damião, que falava na sessão de abertura da II Reunião Metodológica Nacional sobre a Organização do Trabalho do Partido, referiu que a realização do segundo encontro visa dinamizar as estruturas do MPLA.
“Os resultados da Reunião Metodológica não são necessariamente temporais, quero dizer que não são apenas para 2023. Os mesmos encerram um carácter estratégico, procurou-se do ponto de vista metodológico, não apenas olhar para o vidro frontal, mas também para o retrovisor, dito de outro modo, dosear os conteúdos no sentido de proporcionar um olhar restrospectivo, actual e actuante, bem como um olhar prospectivo”, disse Luísa Damião, durante o discurso de abertura.
A dirigente lembrou os presentes que trata-se de uma reunião de capital importância para o alinhamento das tarefas do MPLA, que cumpre, neste sentido, uma função estratégica no quesito orientação política e reforço dos procedimentos a serem materializados pelas estruturas intermédias e de base.
Durante a sua alocução, a Vice-Presidente do MPLA referiu que, no quarto eixo da Agenda Política, o Partido assume a necessidade de continuar a “melhorar os métodos de trabalho, de mobilização e ocupação dos jovens e das mulheres”. Por isso, realçou que o II Encontro Metodológico Nacional sobre o Trabalho Político do Partido representa uma soberana oportunidade de dar corpo a este desiderato.
A dirigente partidária apelou os participantes a estudarem as estratégias, os métodos e os modelos de intervenção, que apenas ganham sentido quando traduzidos em acção concreta. Não é por acaso que se diz que a “prática é o critério valorativo da verdade”.
“É fundamental que se assegurem as condições de disseminação das informações, das orientações, da visão e das ferramentas que aqui forem partilhadas com as bases do nosso Partido”, afirmou.
Luísa Damião alertou os delegados a se manterem atentos, pois os desafios do mercado político são cada vez maiores e diversificados, o scolting correcto dos eventos e sensibilidades aos contextos são fundamentais para o sucesso do trabalho político do MPLA.
Por isso, disse a dirigente, o MPLA, por ser um Partido maduro, avisado e experiente, planifica a sua acção política no timing certo, evitando ao máximo cometer erros de cálculos.
O conclave, que reúne quadros e dirigentes das diferentes organizações do Partido provenientes das 18 províncias do país, foi organizado pelo Departamento de Organização e Inserção na Sociedade do MPLA.
Texto: FN
Fotos: DG