Jornal ÉME – Luanda – 09.09.24 – Há 6 anos o MPLA elegia de forma inédita Luísa Damião, como a primeira mulher na história a ocupar o cargo de Vice-Presidente do MPLA.
Na noite de 8 de Setembro de 2018, no final da sessão do VI Congresso Extraordinário, o MPLA marcava um indelével marco na sua afirmação enquanto Partido progressista, democrático e pluripartidário, desde a sua fundação em 1956, quando o seu Comité Central, por votação máxima elegia uma mulher, antiga jornalista , deputada e militante de primeira hora, para ocupar o cargo de Vice-Presidente do Partido.
Na memorável ocasião, Luísa Damião a número dois na hierarquia da Direcção Central do MPLA, frisou que fazia parte de uma equipa vencedora. Segundo a dignatária ” acredito que vou encontrar a correspondência que quero, sobretudo, trabalho e dedicação”.
“Este é o critério principal que conta para mim. Mãos a obra temos muito trabalho pela frente”, realçou Luísa Damião.
RESUMO BIOGRÁFICO
A actual Vice-Presidente do MPLA é a camarada Luísa Pedro Francisco Damião Santos , mais conhecida por Luísa Damião que nasceu a 31 de Agosto na terra da palanca negra gigante, província de Malanje. É filha de Pedro Damião Francisco, funcionário dos serviços prisionais, natural de Malanje e de Maria Eva Januário, natural de Malanje, ambos já falecidos.
Possui um mestrado em Ciências da Comunicação, menção em jornalismo.É licenciada em Psico-Pedagogia.Fez pós-graduação em Linguística, comunicação, jornalismo e oratória.É doutoranda em Ciências da Comunicação.Foi docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais “CIS” e do Centro de Formação de Jornalistas “CEFOJOR”É mãe de três filhos, Claudinete, Nivaldo e Etiandra e avó de quatro (4) netos. É casada com Paulo Roberto Santos.
No VI Congresso extraordinário do MPLA realizado a 8 de setembro de 2018 foi eleita pelo Comité Central ao Cargo de Vice-presidente do MPLA, convertendo-se assim na primeira mulher a ocupar este cargo na história do MPLA, depois de ter exercido o jornalismo, a diplomacia e ter sido Deputada.No VIII Congresso ordinário realizado em 2021 foi reeleita ao cargo de Vice-Presidente do MPLA.
CARGOS QUE DESEMPENHA ACTUALMENTE
É membro do Bureau Politico e do Comité Central do MPLA. É desde 2012 Deputada a Assembleia Nacional, onde já desempenhou as funções de Presidente do Grupo de Mulheres Parlamentares e Primeira Secretária da Comissão especializada que trata dos assuntos da Educação, Cultura, Assuntos Religiosos e Comunicação Social. Participou nas reuniões do Fórum Parlamentar da SADC na África do Sul, Namibia e Tanzânia.
É Membro do Conselho da República, órgão de consulta do Presidente da República. É membro da Comissão Permanente da Assembleia Nacional. É Deputada do Fórum Parlamentar da SADC, onde integra a Comissão permanente que trata de questões ligadas ao desenvolvimento humano e social e programas especiais.
É membro do Comité Nacional da OMA onde já desempenhou a função de Secretária para a Informação, Propaganda e Novas Tecnologias. Foi Secretária do Bureau Político para a Política de Quadros. Foi Coordenadora do Grupo de Acompanhamento do SBP a província do Zaire.
Foi Membro do Comité Provincial de Luanda da OMA. Foi Coordenadora do Grupo de acompanhamento da OMA a província do Cuanza Sul. Foi Assessora do Primeiro Secretário do Comité Provincial de Luanda do MPLA. Foi Membro do Comité de Especialidade dos Jornalistas do MPLA
TRAJECTÓRIA POLĺTICA, ACADÉMICA E PROFISSIONAL
Tem uma militância activa de 39 anos no MPLA, com filiação antes na OPA, na JMPLA e posteriormente na OMA. Desde muito cedo abraçou a politica, tendo se filiado em Benguela na organização dos pioneiros “OPA”, onde cultivou os seus valores patrióticos.
Fez os seus estudos primários na escola 327 e secundários na então escola “Cerveira Pereira” na província de Benguela, onde o seu pai havia sido transferido. Na sequência da transferência do seu pai em 1979 para a província do Huambo dá continuidade aos seus estudos na escola Comandante Bula e no Instituto Ferraz Bomboko, onde estava vinculada a Associação dos alunos do ensino médio. Nesta província com apenas 16 anos, filiou-se na organização Juvenil do Partido, a JMPLA e depois na Organização da mulher angolana “OMA”.
Na JMPLA, desempenhou a função de Secretária para a Educação e Ensino do Comité Municipal do Huambo da JMPLA no período 1979-1982 dirigido na altura pelo Camarada José Mateus de Adelino Peixoto, “Feka Yeto”. Nesta organização desenvolve intensa actividade politica, social e cultural, destacando-se o facto de ter sido realizadora e locutora de um programa do Comité Provincial da JMPLA destinado aos jovens emitido na Emissora Provincial do Huambo.
No processo de baixa natural deixa a JMPLA e transita para o Partido. Em 1982 foi seleccionada pelo DIP do Comité Central do MPLA para frequentar um curso de jornalismo na República de Cuba, onde continua a desenvolver a sua actividade política. Terminada a formação com êxito, regressa a Angola e depois de ter efectuado vários estágios na TPA, RNA, JORNAL DE ANGOLA é colocada na Angop para exercer a função de Jornalista. Desempenha a sua actividade profissional na ANGOP como jornalista e retoma a sua actividade como militante da Célula do Partido. Posteriormente foi nomeada para exercer o cargo de Conselheira de imprensa na Embaixada de Angola em Cuba.
Neste país a par da actividade profissional continua a sua actividade politica tendo sido eleita Coordenadora da Célula do Partido da Embaixada de Angola em Cuba no periódo 1993-1997. Desempenhou ainda o cargo de Secretária para informação e Propaganda do Comité do MPLA em Cuba, 1997-2007.
Desempenhou também o cargo de Secretária Adjunta do Comité da OMA em Cuba. Recebeu um Certificado de mérito por se ter destacado na actividade partidária no Comité do MPLA em Cuba. Participou como delegada ao Terceiro, quarto, quinto, sexto, sétimo e oitavo Congressos do MPLA. Participou na conferência nacional e em várias conferências provinciais em Luanda. Representou o MPLA nos Congressos da Swapo (Namíbia), do Partido Comunista português e no Congresso do PAICV (Cabo Verde) e na Reunião da Internacional Socialista em Madrid (Espanha).Participou ainda em 2015 na 59 sessão da Condição Jurídica da Mulher em Nova York , EUA, e na reunião da FDIM em Cartagena da Índia, na Colômbia.Foi prelectora no colóquio “Angola, Seis anos de Paz e Reconstrução: Premissas para a sua Estabilidade e Progresso”, numa iniciativa do Gabinete de Estudos e Análises do Secretariado do Bureau Político do MPLA.
Foi prelectora em várias formações dirigidas a jornalistas por altura do processo eleitoral. Coordenadora do Gabinete de Imprensa da Coordenação Provincial da Campanha das eleições de 2008 e 2012 na província de Luanda. OUTROS DADOS Cartão de Militante Nº- 178308 ( antigo) 0000003LA(novo).Cartão de eleitor Nº 74832 Estrutura partidária a que está vinculada : CAP Nº 270OUTROS ESTUDOS REALIZADOS: Curso básico de jornalismo na República de Cuba (1982) Curso médio de jornalismo (Angola) 1988 – Instituto Médio de Economia de Luanda. Curso de pós-graduação em Comunicação (Escola de Comunicação e Arte, Universidade de São Paulo Brasil) 1991. Curso de pós-graduação em comunicação institucional, Universidade de Valência (Espanha) 1998 Curso de computação e de linguagem de HTML 2002 em Havana(Cuba). Curso pós-graduação em Psicologia da comunicação. Universidade Las Américas (Panamá) 1999 Curso de Comunicação e Gestão Moderna Universidade Las Américas (Panamá) 1999 Curso sobre Chefia e Gestão Moderna (Cefojor) Luanda-Angola) Ministrado pelo Dr. Vaz Velho 2006 Curso sobre Oratória Gestão e Liderança Moderna – (CEFOJOR) Luanda- República de Angola –Ministrado pela especialista brasileira Dra. Regina Araújo 2007. Seminários de Marketing Politico e eleitoral(Luanda- Angola).
Frequentou em Cuba um curso de formação politica na Escola Provincial do Partido “OLO Pantoja” EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL :Exerceu o jornalismo durante 28 anos. Iniciou-se como jornalista na Agência Angola Press “ANGOP” em 1984 onde exerceu a função de Editora do Desk Internacional e Sub-Editora do Desk Social. Trabalhou como Conselheira de Imprensa na Embaixada de Angola em Cuba. Exerceu a função de Directora Geral Adjunta da ANGOP para a área de Informação.
Foi Administradora Executiva da ANGOP para a área de Informação.
PARTICIPAÇÃO EM COBERTURAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Visita do Papa João Paulo II (Angola). Conferencia sobre a Nação e os Cinco (Guiné Bissau). Festival Mundial da Juventude e Estudantes (Coreia do Norte). Conferência Internacional sobre os Organismos Familiares (Egipto). Congresso do Partido Comunista (Rússia). Conferência Internacional de Mulheres (Havana). Congresso do Partido Comunista (Rússia). Festival Mundial da Juventude e estudantes (Havana). Cimeira do Grupo dos 77 (Havana). Conferência sobre Violência Familiar (Espanha). Conferência sobre a Mulher e os meios de comunicação (México)
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS
IV encontro ibero-americano de comunicação. V encontro ibero-americano de comunicação. Seminário sobre problemas actuais de África e Médio Oriente. V Congresso de antropologia social. Tese de licenciatura: O impacto da guerra no desenvolvimento da educação em Angola.
Tese de Mestrado: Fundamentação de uma proposta curricular para a criação de um Instituto Superior de Jornalismo em Angola.Tese de doutoramento em curso: Promoção de Angola no Exterior: Uma estratégia necessária. Género e jornalismo. O caso angolano. Desafios e avanços da mulher africana. Contribuições da Mulher angolana no processo de libertação. “Abordagem da Média Angolana sobre a Participação Feminina no Desporto” no II Seminário Mulher e Desporto.
Tem vários artigos publicados no jornal de Angola. Tem artigos publicados em jornais cubanos como o “Granma” e “Trabajadores”. Prestação de assessoria a teses de estudantes angolanos. ESTÁGIOS REALIZADOS:Rádio Nacional de Angola. Televisão Pública de Angola. Jornal de Angola. Agência Angola Press. Rádio Reloj. Jornal Girón. Jornal “El país”. Agência espanhola “EFE”.
Agência portuguesa “LUSA” ORGANIZAÇÕES SOCIAIS Membro da Associação dos Alunos do ensino médio. Membro da União de Jornalistas angolanos. Presidente da Associação de Mulheres Africanas diplomáticas residentes em Cuba. Membro da Associação das Mulheres jornalistas Vogal do Conselho Fiscal da Associação Mulher e Desporto.DIPLOMAS DE MÉRITODiploma de Reconhecimento outorgado pela Embaixada de Angola em Cuba pela sua contribuição na concretização dos princípios que regem a politica externa de Angola e na Promoção e Divulgação da Imagem de Angola em Cuba.Diploma da Associação das Mulheres diplomáticas residentes em Cuba pela sua contribuição na divulgação das conquistas das mulheres africanas.
Foi galardoada com o Titulo de “Figura de Destaque” na categoria de imprensa atribuído pela revista “Figuras e Negócios” em 2008. Foi galardoada com o título de “Diva da Comunicação “ em 2011. Foi galardoada com um certificado de mérito na gala de homenagem “Mulher de mérito 2022”,numa promoção do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.
Foi Homenageada em 2018 pelo Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos pelo seu empenho e dedicação na divulgação do quinto objectivo do desenvolvimento sustentável, a equidade e paridade do género. Foi Homenageada pelo Grupo de Mulheres Parlamentares enquanto Presidente do Grupo de Mulheres Parlamentares na IV Legislatura (2017-2022) da Assembleia Nacional. Foi homenageada como mulher de mérito pela organização “Palanca Negra”.Luísa Pedro Francisco Damião