Jornal ÉME – Luanda – 20.05.24 – O Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, reiterou segunda-feira (20), no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, a necessidade de continuar o processo de reorganização das estruturas, a educação patriótica, a moralização da sociedade, assim como a divulgação dos programas do Executivo que visam a melhoria das condições de vida das populações.
O político que discursava na abertura do 1.° seminário metodológico da Comissão de Auditoria e Disciplina do Comité Nacional sobre o processo orgânico do 9. ° Congresso Ordinário da JMPLA, ressaltou que a formação política e patriótica dos dirigentes, quadros e militantes, tem sido a tónica predominante dos diversos pronunciamentos do Presidente do MPLA, João Lourenço.
“Na base desta orientação, esta tarefa tem sido assumida pelo Secretariado Nacional da JMPLA, como a acção de sublime importância e prioridade para transmitir o conteúdo e o espírito dos documentos reitores da nossa Organização e, sobretudo, a metodologia de preparação e realização do 9.° Congresso Ordinário”, vincou.
De acordo com Crispiniano dos Santos, o Congresso, enquanto Órgão máximo deliberativo que define as principais directrizes políticas e estratégicas de participação e mobilização da força juvenil para os próximos desafios, exige transparência, lisura e fiscalização de todo o processo orgânico de base ao nível nacional.
“Esta tarefa é da responsabilidade da Comissão Nacional de Auditoria e Disciplina que deve engajar todos os seus membros aos vários níveis na execução desta missão estatutária”, salientou.
O seminário em questão teve como objectivos específicos, melhorar a intervenção da Comissão de Auditoria e Disciplina nos diferentes escalões através da actualização e utilização dos métodos de trabalho, garantir a lisura e transparência durante a realização do processo orgânico do 9. ° Congresso Ordinário da JMPLA, bem como aprimorar os métodos de fiscalização aos órgãos e organismos a todos os níveis.
Durante o seminário os participantes discutiram, entre outros temas, “Mecanismos técnicos e políticos de actuação das Comissões de Disciplina, Ética e Auditoria durante o processo orgânico” e a “Metodologia geral para a preparação e realização do processo orgânico do 9. ° Congresso Ordinário da JMPLA”.
“O impacto da quotizacão para a subsistência da Organização” e o “Regulamento de funcionamento da Comissão Nacional Preparatória do 9.° Congresso Ordinário da JMPLA”, foram outras temáticas abordadas no evento.
Para o sucesso do acto, a Organização contou com palestrantes experientes ligados à área, destacando-se a Coordenadora da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do Comité Central do MPLA, Maria Antonieta Baptista e o Segundo-secretário Interino do Comité Nacional da JMPLA, Justino Capapinha.
Fizeram ainda parte do leque de oradores, as Coordenadoras da Comissão de Disciplina e Auditoria do Comité Nacional da OMA, bem como da Comissão de Auditoria e Disciplina do Comité Nacional da JMPLA, nomeadamente, Greciete Sungua e Nádia Monteiro.
O acto político contou com a participação dos Primeiros e Segundos-secretários dos Comités Provinciais da JMPLA, membros das Comissões de Auditoria e Disciplina do Comité Nacional e Provincial da JMPLA, entre outros convidados que participaram virtualmente.
Texto: JG
Fotos: AP