Jornal ÉME – Luanda – 14.11.2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, reuniu-se (13), em Luanda, com o embaixador do Japão em Angola, Sano Hiroki, para abordar o estado das relações históricas de amizade e cooperação entre os dois países.
À saída do encontro, o diplomata japonês considerou a audiência “muito boa e frutuosa”, destacando que ambos revisitaram “a história e a amizade” que marcam o relacionamento bilateral. Sano Hiroki lembrou que Angola e Japão assinalam, em 2026, o 50.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, sublinhando a intenção de “ampliar ainda mais” a parceria existente.
O embaixador avançou que o encontro serviu igualmente para abordar a participação japonesa nas comemorações dos 50 anos da Independência de Angola, evento que classificou como uma oportunidade para aprofundar a cooperação entre os dois países.
Sano Hiroki destacou que as relações bilaterais atravessam um “excelente momento”, reforçadas pela visita oficial ao Japão, este ano, do Presidente da República, João Lourenço, enquanto líder em exercício da União Africana e co-presidente da 9.ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD-9).
O diplomata mencionou ainda projectos japoneses em curso e em preparação para Angola, com enfoque na agricultura — especialmente na produção de arroz —, na expansão da rede eléctrica e na difusão do sinal de televisão digital terrestre.
As relações entre Angola e o Japão foram formalizadas em Setembro de 1976, menos de um ano após a Independência. Desde então, ambos os países têm trabalhado de forma contínua para o seu fortalecimento.
Texto: JG – Fotos: DG

