Jornal ÉME – Luanda – 11.11 25 – No âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, realizou-se nesta terça-feira, 11 de Novembro de 2025, no Museu Nacional de História Militar, em Luanda, o Hastear da Bandeira Monumento.

O acto foi presidido pelo Chefe de Estado, João Lourenço, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço. Estiveram igualmente no local, a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, os membros do Executivo com realce para a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, dirigentes de partidos políticos, autoridades tradicionais, altas patentes das Forças Armadas Angolanas, entre outros participantes.

Sob a alçada da estrela que marca a entrada do Museu, a Banda das Forças Armadas, integrada por efectivos da Polícia Nacional, Marinha de Guerra e Força Aérea Nacional, executou o Hino Nacional, num momento solene que reafirmou o orgulho, a soberania e a liberdade conquistadas em 1975.

O acto simbólico marcou o início das comemorações oficiais, que prosseguem com diversas actividades culturais, cívicas e militares em todo o país, destacando o percurso de Angola rumo ao desenvolvimento e à consolidação da paz.

Cinco décadas depois, Angola continua a erguer a sua bandeira da Paz e unidade do povo angolano.

AP