Jornal ÉME – Luanda – 29.10.2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, recebeu em audiência (29), em Luanda, a Segunda Secretária-Geral Adjunta do ANC e ministra na Presidência da República da África do Sul, Marope Ramokgopa, com quem abordou assuntos sobre as relações bilaterais entre as duas organizações.
À saída da audiência, Marope Ramokgopa frisou que foi à Sede Nacional do MPLA em nome do Presidente Cyril Ramaphosa, para tratar assuntos relacionados com os dois países e formalizar as relações entre o MPLA e o ANC.

“Não se pode falar de libertação na África do Sul sem falar do MPLA e do ANC”, recordou a ministra na Presidência da República da África do Sul que se encontra a participar na terceira Cimeira sobre Financiamento para o Desenvolvimento de Infra-estruturas em África, que decorre em Luanda, de 28 a 31 do corrente mês.
Quanto à ascensão das mulheres em África, Marope Ramokgopa, reconheceu existirem actualmente mulheres em posições estratégicas, merecidamente.
“A mulher é a espinha dorsal de qualquer lar”, considerou a dirigente, ressaltando que os Presidentes João Lourenço e Cyril Ramaphosa reconheceram muito cedo a importância da mulher “não só nos lares, mas também na sociedade”.
Para finalizar, Marope Ramokgopa parabenizou as celebrações dos 50 anos da Independência Nacional de Angola, enfatizando ser uma vitória não só deste país, como também da África do Sul e de outros países do continente. Defendeu, por outro lado, que a cooperação entre o MPLA, o ANC e outras organizações deve continuar, para o bem de todos.
Esteve presente nesta audiência o Secretário do Bureau Político do MPLA para Organização, Mobilização e Inserção na Sociedade, Gonçalves Muandumba, e a Chefe de Divisão do Departamento de Relações Internacionais, Amélia Gonga.
Texto: JG
Fotos: DG

