Jornal ÉME – Luanda – 29.09.2025 – A província de Malanje viveu três dias de intensa mobilização cívica e patriótica durante a Jornada Política e Patriótica da JMPLA, realizada de 26 a 28 de Setembro.

O evento reuniu milhares de jovens em actividades que reforçaram o compromisso da organização com a renovação geracional, a criatividade e o desenvolvimento nacional.

Durante a sua estadia , o Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Justino Capapinha, conduziu uma agenda marcada por encontros, marchas, debates e visitas a projectos comunitários,

Recebido com entusiasmo popular, Justino Capapinha sublinhou, nas suas intervenções, a importância de a juventude angolana transformar conhecimento e criatividade em forças concretas de mudança social, económica e política.


Município de Cacuso
A sua chegada, o dirigente foi acolhido por militantes e simpatizantes em ambiente festivo onde liderou uma expressiva Marcha da Juventude.

Ao ritmo das palavras de ordem, milhares de jovens, reafirmaram o compromisso com os ideais do progresso, solidariedade e patriotismo.

Ao dirigir-se aos jovens de Cacuso enfatizou que o mais importante é dialogarmos com Angola no coração, livres de cores partidárias, convertendo ideias em acções que melhorem a vida colectiva.”

Entre os momentos mais marcantes esteve o acto político no Pavilhão Palanca Negra Gigante, onde o líder juvenil, desafiou a nova geração a criar oportunidades e a transformar desafios em soluções inovadoras.

A agenda de trabalho incluiu ainda debates, encontros com estudantes do ensino superior e líderes da sociedade civil, além de visitas a centros comunitários e escolas.

Em cada intervenção, defendeu uma política próxima das populações, baseada na empatia, no diálogo e na escuta activa, capaz de responder aos desafios reais das comunidades e fortalecer a confiança entre governantes e governados.


A Feira de Produtos Locais e Empreendedorismo, que reuniu 32 expositores e revelou a criatividade e a capacidade produtiva da juventude malanjinas nas acções desenvolvidas.

Ao interagir com os jovens empreendedores, o dignitário salientou que investir no talento local é garantir um futuro mais independente e sustentável para Angola.

Por isso incentivou a produção nacional e a criação de negócios inovadores que gerem emprego e valor agregado.

Texto: AKP