Jornal ÉME – Luanda – 13.06.2025 – O Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, efetuou nesta sexta-feira (13), uma jornada de trabalho junto das estruturas do Partido nos municípios do Cazenga e Hoji-ya-Henda.

Esta visita insere-se no âmbito do acompanhamento e controlo das actividades políticas e da preparação para os próximos desafios eleitorais.

Nos referidos encontros, Paulo Pombolo, que também coordena o Grupo de Acompanhamento à Província de Luanda, fez-se acompanhar por membros do Secretariado do Bureau Político do MPLA, nomeadamente o Secretário para a Informação, Esteves Hilário, a Secretária para a Administração e Finanças, Nádia Monteiro, e a Segunda-Secretária Nacional da JMPLA, Decremilda Sachula.

No município do Hoji-ya-Henda, a comitiva foi recebida pelo Segundo-Secretário Provincial do MPLA em Luanda, Ermelindo Pereira, pelo Primeiro-Secretário Municipal, José de Oliveira dos Santos Bastos, e pelo Coordenador do Grupo de Acompanhamento do Bureau Político para o município, Dionísio da Fonseca.

À semelhança das jornadas de trabalho efectuadas noutros municípios da Província, Paulo Pombolo reuniu-se à porta fechada com os membros do Secretariado da Comissão Executiva e conduziu um encontro geral de trabalho com a Comissão Executiva do Comité Municipal do Partido.

Por sua vez, no município do Cazenga, um dos mais populosos de Luanda, a acolhedora recepção foi feita pela Primeira-Secretária Municipal, Nádia Evelise Martins de Sousa Neto, para além de militantes, simpatizantes e amigos do Partido.

Em declarações aos jornalistas após os respectivos encontros, o Segundo-Secretário do MPLA em Luanda, Ermelindo Pereira, citou os trabalhos a desenvolver a partir deste ano até às próximas eleições, nomeadamente o processo orgânico da OMA, o trabalho de adaptação das estruturas da JMPLA à luz da nova Divisão Político-Administrativa, bem como o próximo Congresso do MPLA em 2026.

“Estamos a preparar as estruturas do Partido para estes desafios”, assegurou o dirigente político.

As visitas de trabalho fazem parte de uma iniciativa que visa acompanhar de perto as estruturas de base, com foco no fortalecimento da organização interna, mobilização ideológica e coesão dos militantes nos territórios resultantes da nova Divisão Político-Administrativa (DPA).

O objectivo é consolidar as estruturas intermédias, melhorar as condições de trabalho dos militantes e realizar uma avaliação partidária local.

Outro ponto importante em análise foi a integração do Partido na sociedade, procurando fortalecer a presença e inserção do MPLA nas comunidades.

As visitas do Secretário-Geral do MPLA integram um programa abrangente de trabalho de visitas aos 16 municípios de Luanda, que teve início no município da Maianga, no dia 2 de Abril do corrente ano.

A iniciativa visa fortalecer a presença e actuação do Partido na cidade capital, principal praça eleitoral do País.

Texto: NBS

Fotos: LF