Jornal ÉME–Abidjan– 29.05.2025 — O Presidente da República de Angola e actual Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, foi distinguido com o prémio “Super Prize Great Builder – Trophée Babacar Ndiaye 2025” durante a Conferência Final dos Africa Road Builders, realizada na Costa do Marfim.

A distinção é atribuída a líderes africanos cujas acções e políticas impulsionam o desenvolvimento de infraestruturas, especialmente no sector dos transportes rodoviários.
O comité de selecção do prémio Road Builder Babacar Ndiaye escolheu o Presidente João Lourenço pela realização de importantes infraestruturas de transporte em Angola.
Trata-se, nomeadamente, do Corredor do Lobito, um eixo ferroviário regional estratégico que liga a Zâmbia, Angola e a República Democrática do Congo.
A construção do novo Aeroporto Internacional Dr. Agostinho Neto, inaugurado em Novembro de 2023, a pavimentação de 2.000 quilómetros de estradas, a reabilitação de mais de 2.000 quilómetros adicionais e o projecto de construção de um metro ligeiro em Luanda foram os trunfos que motivaram esta escolha, explica o comité.

A premiação reconhece o compromisso do Chefe de Estado com a modernização das estradas, portos e corredores logísticos em Angola e no continente africano.
O evento contou com a presença de representantes de governos, bancos de desenvolvimento, organismos internacionais e empresários, e decorreu sob o alto patrocínio do Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, laureado com o mesmo prémio em 2024.
João Lourenço foi elogiado pela sua visão integradora para a mobilidade africana e por iniciativas como a reabilitação da Estrada Nacional nº 100, os corredores ferroviários de Benguela e Moçâmedes, e a sua liderança nas agendas da integração regional.
Texto: HT

