Jornal ÉME – Luanda – 14.03.2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, participou, na quinta-feira (13), de uma cerimónia organizada pela Embaixada do Japão em Angola, em comemoração ao aniversário natalício de Sua Majestade, o Imperador do Japão.

O evento contou com a presença de distintas personalidades e convidados ilustres, incluindo o Terceiro Vice-Presidente da Assembleia Nacional, Raúl Lima, e a Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto.
À margem da cerimónia, a Vice-Presidente do MPLA expressou o seu regozijo pela contínua disposição do Japão em cooperar com Angola.
“A nossa presença nestes eventos simboliza, acima de tudo, o nosso empenho em consolidar os laços de amizade e impulsionar as relações dei cooperação, que, já perduram há cerca de 49 anos”, enfatizou Mara Quiosa.”
A celebração do aniversário do Imperador Naruhito proporcionou um ambiente de confraternização e diálogo, e ao estreitamento de laços entre os presentes.
No seu discurso, o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão em Angola, Suzuki Toru destacou, que as relações económicas entre Angola e Japão, são mutuamente benéficas, tendo ressaltando o papel crucial dos investimentos japoneses no crescimento e diversificação da economia angolana.

O diplomata expressou grande expectativa em relação ao fortalecimento das relações bilaterais, qualificando o Japão como um parceiro fiel de Angola, e recordou o apoio do país nipónico em momentos decisivos da história angolana.
Suzuki Toru salientou que, no âmbito do estreitamento dos vínculos bilaterais, marcados pela cooperação nas áreas comercial e diplomática, o Japão promoverá encontros com empresários e empresas do seu país, com o objectivo de atrair investimentos privados, visando o desenvolvimento de infraestruturas, com destaque para o Corredor do Lobito.
O Director do Ministério das Relações Exteriores para a Ásia e Oceânia, Miguel Dilamikua, que representou o titular do pelouro no evento, realçou o permanente interesse de Angola em aprofundar as relações de amizade e cooperação com o Japão, em todas as áreas que possam contribuir para o desenvolvimento do País e para a obtenção de resultados concretos com benefícios recíprocos.
Angola e o Japão mantêm uma cooperação sólida nos domínios político, diplomático, económico-empresarial, do ensino e formação técnica, saúde, telecomunicações e tecnologias de informação, entre outras áreas.

No nosso País, o Japão tem desenvolvido diversos projectos em áreas como desminagem, infraestruturas, energia, agricultura e saúde.
As relações diplomáticas entre Angola e o Japão foram estabelecidas em 1976, logo após a independência de Angola.
A cooperação bilateral teve início em 1988, com ajuda de emergência através do Fundo Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
A cultura e a culinária japonesa tiveram destaque durante o convívio, com a oferta de pratos como tempura, sushi e um buffet típico com iguarias do país do sol nascente.
Sua Majestade, o Imperador Naruhito, que ascendeu ao trono em 2019, é o 126º monarca a ocupar o trono e tem 65 anos.
Texto: NBS
Fotos: DG

