Jornal ÉME – Luanda – 08.03.2025 – A Secretária do Bureau Político do MPLA para a Política de Quadros, Ângela Bragança, enfatizou neste sábado (08) em Luanda, a participação activa das mulheres ao lado dos guerrilheiros angolanos, em áreas como telecomunicações, formação e cuidados aos feridos, no processo de luta armada de libertação nacional.

O evento, uma iniciativa do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (Masfamu), contou com a presença da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, e outras figuras importantes.
Angela Bragança teceu essas considerações quando falava no colóquio sobre o papel da mulher angolana na luta pela Independência Nacional, que decorreu no Hotel Epic Sana, em que destacou o papel fundamental da mulher angolana na luta pela independência nacional.
A dignitária homenageou as precursoras como Deolinda Rodrigues, Lucrécia Paím, Engrácia Santos, Irene Cohen e Teresa Afonso, que continuam a inspirar as novas gerações com o seu exemplo de heroísmo, e a ser motivo de orgulho e fonte de inspiração para muitas jovens-mulheres, em diversos sectores da vida nacional.

O colóquio, de dimensão internacional, esteve dividido em quatro painéis e abordou temas como o engajamento feminino no processo de libertação, o papel da mulher na sociedade contemporânea e a influência da cultura e arte no sentimento patriótico.
Durante o colóquio que contou com palestrantes, como Joana Lina, Anabela da Cunha, Matias Pires e Marilinda de Carvalho, que enriqueceram os debates, foram igualmente homenageadas mulheres de diferentes sectores da sociedade pelo seu prestimoso contributo na luta pela conquista da Independência.
Texto: DN
Fotos: LF

