Jornal ÉME – Luanda – 23.11.24 –  O 9.° Congresso Ordinário de balanço e renovação de mandatos da JMPLA, encerrou este sábado (23), no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, num ambiente de festa e alto espírito patriótico e democrático.

A cerimónia de encerramento foi orientada pela Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, na presença do Secretário-Geral e Coordenador do Grupo de acompanhamento do Bureau Político para JMPLA, Paulo Pombolo, dos membros do Secretariado do Bureau Político, do Comité Central, da OMA, do Executivo, do corpo diplomático acreditado em Angola, entre outras individualidades.

A cerimónia feita a medida e a dimensão da maior organização juvenil de Angola, ficou marcada por momentos ímpares, que ficarão gravados nos anais da história do braço juvenil do MPLA.

Um desses momentos, foi a entrega de menções honrosas, juntamente com o diploma de mérito do 1° grau Comandante Hoji-ya- Henda, aos antigos Primeiros Secretários Nacionais da JMPLA, feita pelas mãos da Vice-Presidente do MPLA.

Foram contemplados com a referida distinção, as seguintes personalidades, Bornito de Sousa, Domingos Francisco Bartolomeu, Baltazar de Almeida Júnior, Álvaro Manuel da Boa Vida Neto, Paulo Pombolo, Sérgio Luther Rescova e Crispiniano Vivaldino dos Santos.

Foram igualmente agraciados com o referido diploma de honra, os Primeiros Secretários Nacionais interinos, nomeadamente, Conceição Luís Cristóvão e Francisco Boaventura Chitapa.

As homenagens estenderam-se também aos membros do Comité Nacional da JMPLA cessante, que receberam das mãos dos membros do Secretariado do Bureau Político do MPLA, o diploma de mérito do 2°grau Comandante Hoji-ya- Henda.

Num outro momento do acto, foram feitas leituras de mensagens, moções de apoio e da Resolução Final do Congresso.

Aberto na última sexta-feira (21) pelo Presidente do MPLA, João Lourenço, o 9.°Congresso Ordinário da JMPLA, que elegeu o Secretariado Executivo e membros do Comité Nacional, decorreu sob o lema:”JMPLA -PELA PÁTRIA AO SERVIÇO DA JUVENTUDE”.

A organização juvenil do MPLA, que completou neste dia 23 de Novembro, 62 anos de existência, agrega no seu seio cidadãos angolanos dos 15 aos 35 anos de idade e níveis académicos desde o básico ao mestrado.

Para a história fica registado o facto de que o 1° Congresso Ordinário da JMPLA ocorreu em 1981.

O 2° em 1987, o 3° em 1991, o 4° em 1998, o 5° em 2002, o 6° em 2009, o 7° em 2014 e o 8° em 2019.

Texto: NBS

Foto: DG