O Comité Central reuniu-se, nesta terça-feira (07/12) na sua 7ª Sessão Extraordinária, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, sob, presidência do Camarada João Lourenço.

JornalÉME – 08.12.21 – LUANDA – “Sob a presidência do Camarada João Lourenço, Presidente do MPLA, o Comité Central realizou, no dia 07 de Dezembro de 2021, a sua VII Sessão Extraordinária, no Centro de Conferencias de Belas, em Luanda.

Após aprovação da ordem de trabalhos, a VII Sessão Extraordinária do Comité Central discutiu e aprovou os seguintes documentos:

A Resolução sobre o alargamento do Comité Central, que passa de 497 para 693 membros;

Da futura composição do Comité Central há a realçar que foi conseguida a paridade do género, havendo 346 candidatos do sexo masculino e 347 do sexo feminino;

De igual forma, o futuro Comité Central aprovou 340 candidatos pela lista da continuidade e 353 pela lista da renovação.

No concernente à representatividade da Juventude, o futuro Comité Central terá mais de 35% de jovens, entre os 18 e 35 anos.

A Resolução sobre a Lista da Composição dos membros do Comité Central e dos respectivos suplentes;

A Resolução sobre a Candidatura do Camarada João Lourenço ao Cargo de Presidente do MPLA.

O Comité Central expressou o seu total apoio à Candidatura do Camarada João Lourenço ao cargo de Presidente do MPLA pela sua dedicação e contribuição para a unidade e coesão no seio do Partido, princípios que contribuem para que o MPLA continue a ser o maior e o principal agente das transformações políticas económicas e sociais de Angola.

O Comité Central deliberou que a aprovação das listas de candidatos a Presidente do Partido e para membros do futuro Comité Central fosse feita por mão levantada, devendo a mesma ser feita por voto secreto no VIII Congresso Ordinário do Partido. 

O Comité Central manifestou o seu reconhecimento pelo desempenho de todos os Camaradas que agora cessam o seu mandato, em particular o acto assumido por alguns Camaradas integrantes da Luta de Libertação Nacional e da Clandestinidade que se disponibilizaram, voluntariamente, para deixar os seus lugares à disposição de quadros da nova geração. 

O Comité Central felicitou a JMPLA pela comemoração dos 59 anos da sua fundação e recomendou a Direcção da organização a continuar a trabalhar com os jovens angolanos na educação patriótica e na transmissão dos valores, que devem reger a conduta dos jovens na sociedade.

Os membros do Comité Central saudaram a realização do VIII Congresso Ordinário do MPLA, a decorrer de 9 à 11 de Dezembro em Luanda, sob o Lema: MPLA- POR UMA ANGOLA MAIS DESENVOLVIDA, DEMOCRÁTICA E INCLUSIVA, bem como pela celebração do 65º Aniversario da Fundação do MPLA, que se comemora a 10 de Dezembro, apelando aos seus militantes, simpatizantes e amigos a participarem activamente nas festividades alusivas ao evento.

O Comité Central reiterou o seu apoio ao Camarada JOÃO LOURENÇO, Presidente da República de Angola e Titular do Poder Executivo e encoraja-o à continuar a implementar acções em prol do desenvolvimento do País, do bem-estar dos cidadãos, da paz, da reconciliação Nacional, da estabilidade e da integração regional e internacional.